Camaradas
Saúdo todos os presentes neste maravilhoso Congresso, em nome dos trabalhadores da grande distribuição e do sector da logística.
Com as políticas praticadas pelos anteriores governos a situação dos trabalhadores estava mal, mas com este novo governo e o apoio dos partidos de extrema direita vai ficar muito pior.
(Só um pequeno à parte, vocês sabem de onde vem o actual presidente da IL? Pois camaradas, vem da Sonae, uma das suas últimas tarefas foi fazer acordo com 200 trabalhadores num só armazém e retirar as pausas, que todos nos tomamos por direito legal mas que na realidade não é.)
No sector da logística imperam os baixos salários, salário mínimo ou pouco mais, tenhamos 1 ano de casa ou 20. Condições mínimas ou abaixo das mínimas no que diz respeito a higiene e segurança no trabalho, poucos são os trabalhadores com 5 anos de logística que não tenham lesões musco-esqueléticas. Impera também a precariedade com o abuso de utilização de trabalhadores de agências de trabalho temporário, agências que nascem como cogumelos, muitas delas tendo como sócios os futuros clientes. Como as empresas contratantes não estavam satisfeitas com as agências de trabalho temporário passaram a utilizar o chamado outsoursing para fazer o mesmo trabalho todos os dias, muitas vezes os trabalhadores de outsoursing são pagos a hora e para que a empresa contratante se livre das responsabilidades, a empresa prestadora leva o seu próprio chefe que funciona quase como funcionava antigamente o capataz. Muitos trabalhadores são imigrantes e estes são sujeitos a mais discriminações.
A tudo isto temos dado resposta, com o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores para a defesa dos seus direitos e para a luta. Temos uma greve marcada para o dia 24 de Dezembro, por mais salários, por carreiras valorizadas e horários regulados.
Constituímos uma célula do Partido com os camaradas que trabalham nas logísticas de Azambuja. Esta célula edita regularmente o seu boletim, também em inglês para chegarmos a todos os trabalhadores.
No desenvolvimento da acção aumentar salários e pensões para uma vida melhor são largas centenas de trabalhadores deste sector que assinaram o nosso abaixo assinado.
Camaradas,
São estes exemplos e outros já deixados aqui neste Congresso que servem de alimento para a nossa força. Enquanto houver um trabalhador, um cidadão com condições destas não iremos deixar de lutar.
Viva os trabalhadores!
Viva o XIII Congresso do PCP!
Viva o PCP!