Pergunta ao Governo N.º 2069/XII/2

Falta de segurança das instalações da Escola Secundária Jorge Peixinho, no Concelho do Montijo, Distrito de Setúbal

Falta de segurança das instalações da Escola Secundária Jorge Peixinho, no Concelho do Montijo, Distrito de Setúbal

A 5 de Abril o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português questionou o Governo sobre a situação insustentável em que se encontram as instalações da Escola Secundária Jorge Peixinho, no Concelho do Montijo e sobre a necessidade urgente de concluir as obras em curso, da responsabilidade da Empresa Parque Escolar.
Perante a atual situação de funcionamento da escola, sem a garantia das condições adequadas de ensino para os estudantes, nem as condições de trabalho para professores e funcionários, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Jorge Peixinho enviounos um relatório da Proteção Civil do Montijo, que levanta um conjunto vasto de situações anómalas e desadequadas, que colocam em causa a segurança de estudantes, professores e funcionários, nomeadamente:
“- A existência de um conjunto de salas e acessos cuja estrutura é metálica (ala provisória), apenas existe uma única entrada e única saída, sem alternativa em situação de evacuação de emergência;
- Quando chove, debaixo da passagem metálica da ala provisória, entra água diretamente para o interior do ponto de luz (calha de iluminação), podendo originar curto-circuito, corte de energia e risco de eletrocussão;
- Existem pontos de ferrugem nas estruturas metálicas, que indiciam uma degradação avançada, comprometendo a segurança da estrutura;
- No edifício antigo, chove em algumas salas e também no teto e nos patamares de acesso aos pisos superiores, originando pelas obras efetuadas e inacabadas na cobertura do edifício, comprometendo o regular funcionamento das aulas e também a possibilidade de queda de materiais de rebocos que se desprendem podendo atingir pessoas;
- No recreio junto à Avenida Infante Dom Henrique, existe uma quantidade avultada de areias, que são projetadas pela chuva para a via pública. Constata-se ainda que existem crateras junto à base e extremidade do pavimento de betão que serve o campo de jogos, com os inevitáveis perigos para os alunos. Mais se constatou algumas árvores com inclinações irregulares para a via pública(…);
- No bar dos alunos chove junto à copa; - No edifício novo, as salas de aula que já estão a funcionar não têm o sistema de ar condicionado ativo, sentindo-se as temperaturas extremas dentro da mesma e o inevitável
desconforto de todos;
- sala de informática, edifício antigo – chove torrencialmente. Existem cablagens à vista, com perigo de curto-circuito e eletrocussão;
- Na zona superior do edifício antigo, existe um buraco de grandes dimensões na parede, junto à cobertura, que pode provocar inundação da placa e a probabilidade de entrada de água para o interior das salas;
- O piso exterior do recreio encontra-se parcialmente degradado, constituindo um risco para as pessoas;
- Em virtude das obras, a porta principal encontra-se na Avenida Infante Dom Henrique, apresentando um conjunto de inconvenientes para os utentes da escola, nomeadamente riscos de atropelamento, elevada concentração de viaturas nas horas de entrada e saída, dificultando o tráfego”.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Educação e Ciência, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.O Governo tem conhecimento da existência de situações de risco que colocam em causa a segurança dos estudantes, professores e funcionários? Em caso afirmativo que medidas já tomou ou pretende tomar para as solucionar?
2.O Governo reconhece que as atuais condições de funcionamento da escola não são adequadas para o ensino, nem garantem as condições de trabalho de professores e funcionários?
3. Porque o Governo não permite a utilização das instalações que já estão concluídas?
Quando pretende o Governo retomar as obras e concluir a requalificação e ampliação da escola? Quando prevê a conclusão das obras?

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