O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (EUE/EVN) do Parlamento Europeu, do qual fazem parte os deputados do PCP, realizará as suas jornadas de estudo, em Gotemburgo, na Suécia, de 5 a 8 de Junho, no Hotel GOTHIA, com o objectivo de discutir dois temas fundamentais:
- "A militarização da União Europeia" - onde se pretende analisar esta questão em relação ao países membros não alinhados ou neutros e a segurança na Europa e no Mundo.
- "O tráfico de seres humanos/prostituição" - fenómenos que cada vez mais afectam um maior número de indivíduos nos Estados-membros da União Europeia e nos países candidatos, e em especial as mulheres e as crianças.
Esta iniciativa contará com a presença de vários especialistas nestas matérias, de representantes de organizações feministas nórdicas, assim como, membros de diferentes partidos provenientes de vários países da Europa (nomeadamente a Islândia, a Noruega, a Áustria, o Chipre e a Suíça).
De salientar ainda, a participação da portuguesa Inês Fontinha, especialista em questões de tráfico de seres humanos e prostituição e que estará em representação de Portugal.