Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

''

Em Portugal, vive-se uma situação preocupante de seca meteorológica desde Novembro.

Anteveem-se consequências diversas, desde o abastecimento para consumo humano, à produção agrícola, ou de produção de energia hidroeléctrica.

O impacto nas explorações agrícolas, em várias regiões do país, coloca a necessidade de recurso à rega, com inevitável aumento dos custos de produção, no quadro da subida de outros factores como a energia e os combustíveis e do esmagamento dos preços à produção e redução de rendimentos.

No imediato são necessárias medidas e apoios aos sectores afectados, nomeadamente à pequena e média agricultura.

Mas não bastam medidas de mitigação. São necessárias medidas de prevenção que contemplem meios para o reforço da capacidade de armazenamento de água, a adaptação nas actividades produtivas, associado à definição de critérios de uso da água, que garantam o abastecimento público para consumo humano, a saúde pública, a preservação de rendimentos, a salvaguarda dos meios de produção e a segurança e manutenção das reservas de água.

• Ambiente
  • Economia e Aparelho Produtivo