Pergunta ao Governo N.º 2763/XII/2

Descontinuidade da Utilização da Aplicação Mobile Clinic no Instituto Nacional de Emergência Médica

Descontinuidade da Utilização da Aplicação Mobile Clinic no Instituto Nacional de Emergência Médica

Chegou informação ao Grupo Parlamentar do PCP que o Instituto Nacional de Emergência Médica procedeu, nos últimos dias de agosto, à desativação da aplicação Mobile Clinic - registo e envio de dados clínicos das ambulâncias-estando a substituí-lo pelo sistema ICARE.
De acordo com a informação contida na página eletrónica do INEM, o Mobile Clinic constituiu “uma aplicação informática de registo clínico eletrónico que permite aos tripulantes das ambulâncias receber e enviar em tempo real informação sobre as situações de emergência médica para as quais foram acionados. A aplicação, que até agora existia apenas nos computadores portáteis instalados nos meios de emergência próprios do INEM, recebe automaticamente os dados enviados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) sobre o evento a que a ambulância tem que se deslocar.” É, também, asseverado que este sistema informático veio substituir o modelo anterior de comunicação que utilizava o telefone, tal como é atestado na página do instituto.
Em finais de janeiro do corrente ano, uma reportagem, transmitida num canal televisivo, expunha as fragilidades da aplicação informática – Mobile Clinic-. Na peça jornalista foi dito que o “equipamento, chamado Mobile Clinic, devia permitir a transmissão rápida dos sintomas de risco dos doentes e indicar aos meios de emergência a rota mais rápida para chegar a ele, como um bom GPS. Mas está a acontecer o contrário. Os computadores bloqueiam, demoram tempo a reiniciar e, pior ainda: muitas vezes nem sequer recebem os alertas da central 112, induzindo em erro os operadores telefónicos emergência, que julgam ter activado ambulâncias que, afinal, não chegam a receber qualquer informação.”
Sucederam-se várias reações à reportagem, nomeadamente do Presidente do Conselho Diretivo do INEM e do Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência contestando as insuficiências daquele sistema informático. O Presidente do Conselho Diretivo do INEM- Dr. Miguel Soares de Oliveira-, na audição em sede de Comissão de Saúde da Assembleia da República, decorrida a 13 de fevereiro, contestou as informações tendo declarado que “desenvolveram o software e todos os testes necessários e adequados e a verdade é queficamos muito satisfeitos com bom funcionamento dos meios informáticos (…) o sistema tem sofrido várias atualizações (…) tem concretamente algumas falhas como qualquer software (…) mas é absolutamente diferente dizer que as falhas condicionam o socorro (…), o socorro não está em causa.” Também, o Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência refutou as dificuldades expostas pela ferramenta informática Mobile Clinic, porém, reconheceu que o
sistema apresentava “pontualmente falhas”.
No Plano de Atividades do INEM para o ano de 2013 está escrito, no tópico de projetos, que se pretende “Continuar a aumentar a capacidade de atuação através da implementação de sistemas de apoio à navegação (INEM Navigator) e registo clínico electrónico (Mobile Clinic) num maior número de viaturas, com todas as vantagens destas aplicações em termos de eficácia, rapidez, controlo clínico,”, assim, tendo em conta a descontinuidade agora tornada pública do sistema Mobile Clinic substituindo-o pelo sistema ICARE importa saber os motivos para essa descontinuidade e os estudos que suportaram seleção do sistema alternativo- ICAREbem como os custos que este novo software tem para o erário público.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicadas, solicitamos ao Governo que por intermédio dos Ministérios a quem se destina a pergunta, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Atendendo à informação contida no Plano de Atividades do INEM para 2013 , que acima se transcreveu, qual a razão ou razões para se proceder à descontinuidade do sistema informático Mobile Clinic?
2.Foram realizados estudos que suportaram a decisão de proceder à descontinuidade do sistema informático Mobile Clinic? Em caso afirmativo, solicitamos o envio dos resultados do estudo e respetivas conclusões.
3.No tocante ao sistema ICARE, qual ou quais as razões para a seleção deste software? Quais foram os critérios que nortearam a seleção deste equipamento?
4.O sistema ICARE já está em pleno funcionamento em todas as viaturas do INEM?
5.Quais os custos deste novo software para o erário público?

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