Os deputados portugueses ao Parlamento Europeu entregaram hoje ao presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Externos uma carta, na qual se solicita a realização de um debate sobre a situação em Timor-Leste naquela comissão, para o qual sejam convidados os embaixadores da Indonésia e de Portugal junto da União Europeia, o representante das Nações Unidas e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda.
A missiva foi subscrita pela totalidade dos 25 parlamentares portugueses e conta com o apoio dos coordenadores dos diferentes grupos políticos presentes na comissão parlamentar dos Assuntos Externos, dos Direitos do Homem, da Segurança Comum e da Política de Defesa.
Esta iniciativa emana de uma concertação que está a ser levada a cabo entre os diferentes partidos portugueses presentes no PE, e que se pretende ver alargada à generalidade de partidos e nacionalidades representados no Parlamento Europeu, com o objectivo de manter Timor-Leste na ordem do dia do PE e da União Europeia.
Entretanto, está já prevista a realização de um conjunto de iniciativas sobre Timor-Leste durante a próxima sessão plenária do parlamento, que se realiza a partir do dia 13 de Setembro, em Estrasburgo.
Junto se envia cópia da carta enviada ao presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Externos.