Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Atribuição do prémio Sakarov a Xanana Gusmão

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu congratulam-se e felicitam Xanana Gusmão, presidente do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), pela atribuição do Prémio Sakharov, considerando que este significa o reconhecimento da heróica e abnegada luta do povo de Timor Leste pela conquista da sua independência.

Os deputados do PCP recordam, que por sua iniciativa, o Grupo da Esquerda Unitária Europeia (GUE/NGL), do qual fazem parte, foi o primeiro a propor a atribuição do Prémio Sakharov a Xanana Gusmão, como forma de homenagear e solidarizar-se com a luta do povo de Timor-Leste pela conquista de um país soberano, democrático e livre de decidir o seu destino.

Esta proposta insere-se num conjunto de iniciativas que visam colocar a questão de Timor-Leste como uma das preocupações da União Europeia, de que é exemplo a inscrição no orçamento da União Europeia para 1999 da possibilidade de apoio a organizações não governamentais que operassem neste território.

Do mesmo modo, os deputados do PCP congratulam-se com a decisão do Parlamento Europeu de inscrever uma nova linha orçamental para a reconstrução e reabilitação de Timor Leste, na sequência da proposta apresentada pela Comissão para o Desenvolvimento e Cooperação, a que preside Joaquim Miranda.

Embora considerem insuficiente a verba proposta para esta linha, cerca de 30 milhões de Euro, consideram-na como uma mera base de partida para um montante definitivo a estabelecer no futuro próximo e no quadro da conferência de dadores que está em marcha e em que a União Europeia participa. Da mesma forma que a entendem numa perspectiva plurianual a considerar igualmente num quadro internacional.

Os deputados do PCP esperam que o Parlamento Europeu seja coerente na sua decisão e que a Comissão e o Conselho a apoiem, por forma a contribuir efectivamente para a implementação da vontade do povo de Timor Leste expressa, mais uma vez e de forma inequívoca, na consulta do passado dia 30 de Agosto.

Como sempre, os deputados do PCP, procurarão dinamizar iniciativas em conjunto com os deputados dos diferentes partidos portugueses presentes no PE, que se pretendem ver alargadas à generalidade de partidos e nacionalidades representados neste Parlamento, com o objectivo de manter Timor-Leste na ordem do dia da União Europeia.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Notas de Imprensa