O deputado do PCP, Joaquim Miranda, enquanto presidente da Comissão para a Cooperação e o Desenvolvimento do Parlamento Europeu, efectua uma visita de trabalho e de solidariedade a Timor Leste, entre os dias 15 e 19 do corrente mês.
A deslocação realiza-se a convite do presidente do Parlamento timorense, e surge na sequência da deslocação, a Bruxelas, em Novembro passado, por iniciativa do deputado do PCP, Joaquim Miranda, de uma delegação parlamentar de Timor Leste, chefiada pelo presidente Francisco Guterres Lu-Olo, e terá lugar pouco tempo passado sobre o encontro que o mesmo deputado efectuou em Bruxelas, no mês de Maio, com uma delegação governamental liderada pelo primeiro-ministro Mari Alcatiri, por ocasião da assinatura da adesão do país ao Acordo de Cotonou.
Nesta visita, a segunda na presente legislatura, Joaquim Miranda propõe-se conhecer de perto a evolução política, económica e social do país, analisar com as autoridades timorenses aspectos relacionados com a adesão do país ao Acordo de Cotonou e, em geral, apreciar o estado e as perspectivas de cooperação entre a União Europeia e Timor Leste. Estão previstas, neste contexto, visitas a alguns projectos financiados pelas Comunidades.
Durante a estadia em Timor Leste estão previstos encontros com as autoridades políticas e religiosas, com a embaixada de Portugal, com a representação da União Europeia e com representantes da Nações Unidas em Dili. Estão igualmente previstos encontros com organizações não governamentais e com a comunidade portuguesa no país.