Boa tarde a todos os delegados ao congresso, organizações presentes, convidados, amigos, camaradas.
O Hospital de Vila Franca de Xira foi, durante 10 anos, gerido pelo conhecido grupo CUF em regime de Parceria Público-Privada.
10 Anos em que os trabalhadores foram explorados com horários desregulados - 40H/semanais com turnos de 12H - baixos salários - abaixo do praticado no setor público, recorrendo a falsos recibos verdes e contratos precários - e atitudes divisionistas - Como avaliação de desempenho sem critérios previamente conhecidos. Ao mesmo tempo, o grupo CUF abria 5 hospitais e 7 clínicas.
Finalmente, em 2021, terminou a gestão PPP e iniciou a gestão pública somo sempre defendeu o PCP com o apoio dos trabalhadores e utentes.
Mas mesmo sendo a passagem de PPP para EPE programada atempadamente, a assinatura dos Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho que promovia a harmonização de direitos entre estes trabalhadores e os colegas dos restantes hospitais públicos não foi acautelada.
Não ficámos de braços cruzados e fomos à luta. Em 2022 elegemos os primeiros delegados sindicais do SEP em largos anos, 2 jovens com menos de 30 anos, e fizeram-se passagens, plenários, concentrações e greves. Nunca desistimos e conseguimos. Através da luta organizada dos trabalhadores obrigamos o governo PS e o Conselho de Administração a assinar os IRCT’s.
É indiscutivelmente uma vitória dos trabalhadores e dos sindicatos de classe, uma vitória da unidade no trabalho contra o capital, mas é também uma vitória ideológica, de elevação da consciência de classe desses trabalhadores.
Essa elevação não está desligada da presença e do trabalho dos militantes comunistas nas distribuições à porta do hospital, da presença solidária nas iniciativas realizadas, das várias conversas que os camaradas tiveram com trabalhadores, e na intervenção politica, tanto no plano nacional como local.
Como sabem, as células de empresas são a mais importante organização de base do Partido, que liga o Partido aos trabalhadores e os trabalhadores ao Partido.
O objetivo de criação da célula do hospital de vila franca de xira foi definido ainda em 2020, na preparação do Congresso e dentro da campanha das 100 novas células do Partido. Esse objetivo só seria possível com o acompanhamento e solidariedade do Partido, assim como da ação dos comunistas no processo intenso de luta dos trabalhadores desse hospital, organizados nos seus sindicatos de classe.
O trabalho e a ousadia dos camaradas nas diversas tarefas convergiram na realização de reuniões com mais de uma dezena de trabalhadores do hospital - Técnicos Auxiliares de Saúde, Enfermeiros, Técnicos administrativos, a grande maioria não militantes do Partido - no Centro de Trabalho de Vila Franca de Xira, onde se discutiu os problemas do hospital e da saúde nacional.
Destas reuniões, lutas sindicais, do trabalho dos camaradas com tarefas nos sindicatos e na concelhia de Vila Franca de Xira, conseguimos recrutar 2 trabalhadoras para o Partido e assim estavam reunidas as condições: a 30 de junho deste ano constitui-se a Célula de empresa do Hospital de Vila Franca de Xira.
Viva o XXII Congresso!
Viva a luta dos trabalhadores!
Viva o PCP!