Declaração de João Dias, Deputado

O capitalismo não é nem será verde

Ver vídeo

''

Este ano, é aqui no Egipto que está a decorrer a conferência das Nações Unidas, a COP27. 

Quero saudar todos que luta em defesa do ambiente e da natureza, em particular os jovens que se têm mobilizado na denúncia de um sistema desigual, que tem agravado os problemas e tem demonstrado a sua incapacidade para os resolver. 

Com esta conferência, mais uma vez se confirma que os países desenvolvidos, ou seja, os mais ricos, continuam a sacudir a água do capote.

Está claro que o interesse dos países ricos, que mais têm beneficiado com a destruição dos recursos naturais, é o de agravar as desigualdades entre os países e as classes sociais. 

Os esquemas de financiamento fixados nas sucessivas COP tem significado mais endividamento para os países em desenvolvimento, enquanto que para os donos do dinheiro significa arrecadar mais milhões. 

O que se sabe está à vista de todos. O mercado garante lucros, não garante políticas ambientais. É preciso dizer, com todas as letras, o capitalismo não é nem nunca será verde. 

São necessárias medidas de promoção do equilíbrio ambiental que respondam aos problemas da humanidade, incluindo os problemas ambientais.

>
  • Ambiente
  • Assembleia da República
  • Central
  • COP27