Requerimento

Audições sobre os meios de proteção civil disponíveis para o combate aos fogos rurais nos meses de verão de 2024

Como é do conhecimento geral, os meses de julho, agosto e setembro são particularmente críticos em matéria de fogos rurais.

Independente das causas dessas ocorrências que são diversas e recorrentemente debatidas, há uma realidade objetiva, que decorre das condições climatéricas, que faz com que nos meses de verão ocorram numerosos fogos rurais causadores de enormes prejuízos humanos e materiais.

Esta situação exige que o sistema de proteção civil esteja em condições de responder às exigências de combate aos fogos que possam ocorrer no verão que se aproxima de modo a evitar, tanto quanto possível, a perda de bens e vidas humanas.

Neste sentido, com o objetivo de seja dada à Assembleia da República uma informação sobre os meios de proteção civil disponíveis para combate aos fogos rurais nos meses de verão de 2024, o Grupo Parlamentar do PCP vem requerer a audição urgente da Sr.ª Ministra da Administração Interna e do Sr. Secretário de Estado responsável pela área da proteção civil.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Segurança das Populações