Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Os Artistas da Festa do Avante! 2024

A Festa que Abril abriu

A Festa do Avante! continua a celebrar e a fazer Abril, preenchendo os seus palcos  com artistas de muitas latitudes, encontros bonitos, que nos trazem muitos caminhos e solidariedade. São espectáculos para celebrar os 50 anos da Revolução dos  Cravos nas suas tantas dimensões! 

O inigualável Concerto Sinfónico invoca o centenário dos nascimentos do grande  compositor português Joly Braga Santos e do compositor e guitarrista maior Carlos Paredes. Com a orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco  Pearce de Azevedo, contará com a Maestra Constança Simas como convidada.  

No meio século de Abril, não poderíamos passar sem Sérgio Godinho, banda  sonora de tantos anseios pessoais e coletivos, que (nos) brindará com Capicua

Como é constante na programação dos palcos da Festa do Avante!, o espaço é  também dos artistas da lusofonia, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau. Destacamos o regresso da pungente Bia Ferreira, uma das vozes mais  disruptivas dos últimos anos da música brasileira e que convida Eva RapDiva, Mázinha e ninguém menos que Dino d’Santiago. E pela primeira vez, na Festa, Garotos Podres, fenómeno máximo da cena punk-rock brasileira. A este naipe  juntar-se-ão ainda Nancy Vieira com Remna (Guiné-Bissau) e Anna Setton (Brasil), o cabo-verdiano Tcheka, em dueto com Mário Laginha.

E a Rave Avante! está para ficar, na sua abordagem de comprometimento entre a  música de dança e a defesa dos direitos e liberdades. A Dj Violet regressa e traz Saya (Galiza/Palestina) e Oseias. (Angola). Ainda nos sons electrónicos, recebemos  pela primeira vez a solo no palco da Festa do Avante! Branko e o trio luso-angolano Throes + The Shine. 

O rasgo do hip-hop é feito em muitas línguas e com muitas sonoridades mixadas, onde destacamos a primeira visita da chilena Ana Tijoux. De Espanha chegam Los Chikos del Maíz e, de Portugal, o veterano Valete

E na Festa do Avante! jamais faltará o fado. Far-se-á ouvir com Hélder Moutinho, acompanhado do guitarrista Ricardo Parreira, LINA _ Fado Camões e a cristalina Cristina Branco. Ainda no destaque à música portuguesa, haverá mais uma homenagem a Paredes, com o espectáculo Sons de Guitarra para Carlos Paredes com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes. 

O incomparável Bruno Pernadas está de regresso aos palcos da Festa, com foco  no universo plural dos seus últimos trabalhos. Regressa também Sebastião Antunes & Quadrilha e estreiam-se ainda Silk Nobre e os lisboetas Rosa Sparks.  

As novidades do panorama musical português chegam-nos com o fenómeno Ana Lua Caiano e Cara de Espelho, projecto que nos devolve a voz incomparável de Mitó Mendes (A Naifa).

Cantar-se-á ao futuro com os valores da democracia e da liberdade que Abril trouxe e as cantigas de José Afonso (com o espetáculo Zeca Sempre, trazido por Olavo Bilac, Nuno Guerreiro, Tozé Santos e Vítor Silva) e outros cantautores que  ajudaram a ilustrar o sentido da revolução. 

A homenagem às mulheres portuguesas e à sua emancipação é trazida pelo  espectáculo A Mulher é uma Arma de Renato Júnior, com Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar. E ainda com os sons do blues e do rock chegam-nos os britânicos Krissy Matthews com Jess Hayes, Kim Jenett, Marlia Rae e The Cinelli Brothers, os norte-americanos Level Best e ainda The Legendary Tigerman

É um cartaz com muitos, para todos!

Concertos 

  • A Mulher é uma Arma de Renato Junior com: Ana Bacalhau, Katia Guerreiro,  Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar 
  • Ana Tijoux (Chile)  
  • Bia Ferreira (Brasil) com Dino d’Santiago, Eva RapDiva e Mázinha Branko  
  • Concerto Sinfónico – 50 anos 25 de Abril. Centenário nascimento Joly  Braga Santos e Carlos Paredes. Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Maestro  Vasco Pearce de Azevedo. Maestra convidada Constança Simas 
  • Garotos Podres (Brasil)  
  • Los Chikos del Maíz (Espanha)  
  • Sérgio Godinho com Capicua  
  • The Legendary Tigerman  
  • Valete 
  • Ana Lua Caiano
  • Bruno Pernadas
  • Cara de Espelho 
  • Cristina Branco  
  • Hélder Moutinho com Ricardo Parreira  
  • LINA _ Fado Camões  
  • Nancy Vieira com Remna (Guiné-Bissau) e Anna Setton (Brasil)  Rave Avante! com Violet, Saya (Galiza/Palestina) e Oseias (Angola)  
  • Sons de Guitarra para Carlos Paredes com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e  Gonçalo Lopes 
  • Tcheka e Mário Laginha 
  • Throes + The Shine  
  • Zeca Sempre com Olavo Bilac, Nuno Guerreiro, Tozé Santos e Vítor Silva  Krissy Matthews com Jess Hayes, Kim Jenett, Marlia Rae (Grã-Bretanha), Level Best (EUA)  
  • Rosa Sparks 
  • Sebastião Antunes & Quadrilha  
  • Silk Nobre  
  • The Cinelli Brothers (Reino Unido) 

Sobre a Festa do «Avante!»

«Não há Festa como esta!»: mais do que um slogan é a realidade que todos os  anos se vive na Quinta da Atalaia. É o maior evento político-cultural do País: a  cidade dos 3 dias, terra de amor e de luta, da fraternidade e da liberdade, da solidariedade, da cultura e do sonho. A Festa do Avante! é feita por homens e  mulheres que querem ser felizes, milhares de rostos carregados de rebeldia para  transformar a vida. Querem escutar, aprender, dançar, correr, lutar, conviver, comer,  tocar e sonhar. Querem que o dia de amanhã seja o primeiro dia do resto das suas  vidas. A Festa é brincadeira e neste baloiço todos podem andar. É uma festa que se  constroi a pensar nas famílias e na acessibilidade a todos. Num amplo espaço de  40 hectares, repleto de árvores e de sombra e com uma soberba vista sobre o Tejo.  

São mais de 60 concertos, muitas peças de teatro, cinema, dezenas de actividades para crianças, mais de 70 espaços gastronómicos com comida dos quatro  cantos do mundo, muitos debates, eventos desportivos, exposições, mostras de artes plásticas, espectáculos de rua, festa do livro e do disco e muito mais.  A edição de 2024 está agendada para os dias 6, 7 e 8 de Setembro. 

EP - Entrada Permanente - que dá acesso aos três dias da Festa do Avante!,  pode ser adquirida por 32 euros até ao dia 5 de Setembro através da ticketline e  nos locais habituais, e nos Centros de Trabalho do PCP.