Intervenção de , XX Congresso do PCP

''

Camarada Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP,
Queridas e queridos camaradas delegados do XX Congresso do PCP,
Camaradas e amigos representantes dos partidos e forças revolucionárias convidadas

Permitam, em primeiro lugar, que vos transmita, em nome das Frentes Democrática e Popular de Libertação da Palestina, e em nome da OLP, uma saudação cordial e combativa e o agradecimento, pelo convite para o vosso XX Congresso, um importante acontecimento na vida do vosso grande partido da classe trabalhadora portuguesa, e um agradecimento também pelo vosso compromisso de solidariedade internacionalista e de defesa da verdadeira democracia, dos direitos do homem e das classes populares.

Como sabem, o povo palestino sofre, desde há décadas a odiosa e genocida ocupação sionista da sua pátria, suporta as mais cruéis atrocidades – perseguições, assassinatos impunes, castigo colectivo, encarceramento massivo dos seus cidadãos, o confisco das suas terras e propriedades, a construção do muro do apartheid, a demolição das suas casas, o arranco das suas árvores de fruto e o roubo das suas águas, a tortura física e psicológica dos nossos presos. Tudo isto, para lá do cerco da faixa de Gaza, isolada por terra, mar e ar desde há uma década, convertida numa verdadeira prisão para 1 milhão e 800 mil seres humanos. Temos mais de 7 mil presos nas cadeias de Israel, entre eles representantes legítimos do povo como o camarada Ahmed Saadat, Secretário Geral da Frente Popular, de Samer Al-Isawi, membro do Comité Central da Frente Democrática, e Marwan Barguti, dirigente da Al-Fatah.

Queremos aproveitar este Congresso para vos assegurar que a nossa luta pela unidade e em defesa dos nossos direitos inalienáveis, em particular o direito ao retorno dos refugiados, e à autodeterminação e construção de um estado democrático e independente é o nosso único objectivo.

Para terminar, desejamos todos os êxitos ao vosso congresso.

• XX Congresso do PCP
  • Palestina