Intervenção de João Amaral na Assembleia de República

Voto nº 30/VIII, de protesto sobra a situação na Tchetchenia

Senhor Presidente,
Senhores Deputados:

A situação de conflito militar aberto, que a Tchetchénia vive, é pesadamente paga pelos habitantes da região, não só em vidas humanas, mas também pela brutal destruição de infraestruturas, cidades e tudo o que podia assegurar as mínimas condições de sobrevivência. A deslocação forçada de populações e o peso sobre outras regiões é outra das brutais consequências do que se passa na Tchetchénia.

A informação existente sobre a situação está muito longe de ser clara e transparente.

Sobre quem são as autoridades russas e os interesses que as movem neste processo está muita coisa escrita. Não há analista que não ponha em evidência que a forma terrorista como as Forças Armadas da Federação Russa actuam e a forma como é feita a propaganda da guerra se destinam a efeitos de preservação do clã Ieltsin/Putin no poder, e atrás deles, das mafias que controlam o bolo económico da Rússia.

Do outro lado das trincheiras da guerra, basta ler, por exemplo, o texto publicado na Revista do Expresso em 20 de Novembro de 1999, assinado por Luisa Meireles, para encontrar outras mafias, outras formas terroristas de prosseguir a guerra, e muitas ligações internacionais aos mas conhecidos centros do fundamentalismo e radicalismo político e militar, com o afastamento de cena dos líderes mais moderados.

Numa região do globo onde espreitam de Sul a Norte, e de Leste a Oeste, vários expansionismos, o pior que se pode fazer é ceder à tentação fácil de reduzir a situação a um filme de cowboys com os bons de um lado e os maus do outro.

Da nossa parte, PCP, apresentamos aqui o nosso repúdio e protesto pelo conflito militar, pela continuação da guerra que assola a Tchetchénia, mas reclamamos de toda a comunidade internacional, de toda sem excepções, que se empenhe na busca de uma solução pacífica e na cessação dos canais que alimentam esta guerra, tanto do lado da Federação e das mafias que a dominaram, como do lado dos senhores da guerra tchetchenos e das mafias que servem.

Disse.

• Soberania, Política Externa e Defesa