(voto n.º 168/XII/3.ª)
Sr. Presidente,
Sr.as e Srs. Deputados,
Srs. Membros do Governo:
Como já foi dito, com o falecimento de Eusébio Portugal perdeu um símbolo maior do desporto nacional e um génio do futebol que granjeou reconhecimento em todo o mundo.
A dimensão do seu reconhecimento refletiu-se não só nas homenagens que, entretanto, lhe foram sendo prestadas pelos portugueses mas também nas homenagens prestadas a nível internacional, particularmente por toda a Europa, inclusive com registos muito vivos de alguns dos seus adversários.
Eusébio ficará para sempre registado na memória coletiva dos portugueses como um futebolista genial, não só ao serviço do seu clube mas também da Seleção Nacional. Muitos dos seus feitos já foram aqui hoje recordados e comprovam isso mesmo.
Mas Eusébio ficará na memória coletiva dos portugueses também pelo seu perfil humano, pela sua atitude modesta, por respeitar sempre o seu adversário, pelo seu trato afável e por ter chamado a si o melhor que há no desporto, afastando-se de polémicas e de querelas estéreis que tantas vezes ocorrem no mundo do desporto.
É a sua genialidade desportiva, mas também esse perfil humano, que o Grupo Parlamentar do PCP quer deixar registado neste voto de pesar, endereçando à sua família, ao Sport Lisboa e Benfica, na pessoa do seu Presidente, e à Federação Portuguesa de Futebol, igualmente na pessoa do seu Presidente, as mais sinceras condolências.