Voos da CIA - PCP exige célere agendamento da vinda do Ministro

Teor da Carta enviada ao presidente da Comissão

"Tendo tido conhecimento do seu despacho em relação ao requerimento potestativo apresentado pelo PCP, para a marcação de uma reunião com o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, a agendar com urgência, gostaríamos de reafirmar que este direito dos Grupos Parlamentares, previsto no Regimento, não está sujeito a qualquer avaliação de carácter político ou jurídico, salvo a verificação de que está dentro do número de iniciativas deste tipo que cabem a cada Grupo Parlamentar por sessão legislativa, como acontece neste caso.

Quanto aos fundamentos que o PCP apresenta para justificar o seu agendamento potestativo, eles podem certamente ser debatidos no plano político – como aliás V. Exa. Faz no seu despacho - mas não estão sujeitos, por fazerem parte da autonomia política própria de cada Grupo Parlamentar, a qualquer aferição jurídica, que naturalmente se traduziria numa inaceitável limitação à intervenção dos Deputados e dos Grupos Parlamentares.

Desta forma, o requerimento potestativo apresentado pelo PCP impõe, pela sua natureza própria, um célere agendamento, sem condicionamentos de qualquer tipo, da reunião com o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, de preferência para a próxima terça-feira, data que estava já indiciada para a sua vinda à Assembleia da República."

• Regime Democrático e Assuntos Constitucionais