Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP

Visita ao Espaço Central da Festa do Avante!

''

Abrimos há cerca de uma hora as portas da Festa do Avante! Esta grande festa da cultura, do desporto, da alegria, com milhares e milhares de pessoas que já estão aqui connosco. Muitas militantes do PCP, naturalmente muitas amigas da Festa que se sentem bem, que aqui se sentem em casa, aqui se sentem acolhidos, aqui vêm à procura deste espaço de fraternidade, de solidariedade, este espaço de paz, este espaço do desporto, como disse, de cultura, de música, deste espaço ligado ao povo, àquilo que o seu povo tem de melhor. Neste espaço de debates, deste espaço de construção deste espaço que naturalmente é também ele em si mesmo de confiança para enfrentar os grandes desafios que temos pela frente. Um espaço de confiança e de construção da alternativa que se exige, e que é a cada dia que passa mais urgente e mais necessário. Esta também é uma Festa de confiança para projetar o futuro que precisamos, Num momento em que o país vive numa numa brutal contradição entre a propaganda e a vida dura dos trabalhadores do nosso povo. Entre a dureza desses todos dias, do esforço, da pressão sobre os salários, sobre as pensões e em confronto com esses lucros milionários e colossais dos grandes grupos económicos, o que impõe esta exigência de um aumento geral e significativos dos salários e das pensões como resposta ao problema que temos a enfrentar a par de outros, eu diria, do drama da habitação, com as consequências que têm na vida de milhares e milhares de pessoas que estão a fazer tudo hoje, tudo o que podem, o que não podem para conseguir aguentar a sua casa. Coloca-se a necessidade de medidas urgentes com efeito prático na vida das pessoas e coloca se, em função também dos dados conhecidos muito recentemente, esta opção não pode deixar de existir de o governo fixar em 0,3% o limite máximo do aumento das rendas, que é uma questão fundamental também se coloca neste momento. Aqui estamos, nesta abertura da Festa, com estes milhares de pessoas, com aqueles que ainda vão vir e os que virão ainda nos próximos dias. São bem-vindos, são todos muito bem-vindos. Venham connosco para este espaço de alegria, de resistência, mas também de convívio e de solidariedade deste espaço de paz. Três dias muito intensos, três dias mágicos, como nós costumamos dizer. E é com esta abertura E é com esta abertura e com esta capacidade e com este entusiasmo, com esta confiança que aqui estamos.

• Central
  • Festa do Avante!