Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Uma vitória da luta pelo respeito e dignidade de quem trabalha

Terminou esta madrugada, sem qualquer acordo, o processo de negociação sobre a directiva relativa à organização e tempo de trabalho, entre o Conselho e o Parlamento Europeu, no qual participou a deputada do PCP no PE, Ilda Figueiredo, integrando a delegação do PE, em representação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.

Os deputados do PCP no PE valorizam que, terminadas as negociações, não tenha havido cedências às propostas inadmissíveis do Conselho e da Comissão Europeia. Tais propostas visavam uma desvalorização do trabalho, o aumento da exploração dos trabalhadores, uma maior fragilidade na organização sindical e na contratação colectiva. São disso exemplo as propostas relativas ao não pagamento de parte do tempo de permanência, a manutenção de derrogações ou a criação de outras relativamente à duração máxima semanal média de 48 horas de trabalho, o aumento do período de contagem do tempo de trabalho e o próprio prolongamento diário da jornada de trabalho.

A luta dos trabalhadores possibilitou esta vitória e tudo leva a crer que, durante a presente legislatura, não haverá qualquer acordo e, assim, o processo voltará ao princípio na legislatura seguinte.

Os deputados do PCP no PE reafirmam, uma vez mais, toda a sua vigilância relativamente a este processo e a sua disponibilidade para continuar esta luta na defesa dos direitos sindicais e laborais e na exigência do respeito pela dignidade de quem trabalha.

• Trabalhadores
  • Notas de Imprensa