As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte na Europa. A cada ano, causam a morte de mais de 4 milhões de pessoas na Europa e mais de 1,9 milhões na União Europeia. As doenças cardiovasculares têm um impacto económico significativo na sociedade estimada em 196.000.000.000 € por ano só nos países da UE. Nesta medida justificam uma abordagem compreensiva procurando ligar as políticas aos factores de risco associados às doenças cardiovasculares, em particular aos aspectos relacionados com a dieta alimentar.
Diversas organizações recomendam a existência de uma Política Agrícola Comum e uma Política Comum de Pescas que estejam alinhadas com a necessidade de melhorar as dietas europeias de forma sustentável. Esta política deve proporcionar incentivos para a produção de mais alimentos à base de plantas e promover uma mudança no sentido incrementar as dietas à base de plantas, reduzindo o consumo de carne e gorduras saturadas e aumentando o consumo de frutas, legumes e cereais integrais, promovendo o consumo de peixe e a chamada dieta mediterrânica.
Pergunto à Comissão Europeia se forma já dados passos neste sentido, procurando assim contrariar a tendência de aumento da prevalência de doenças cardiovasculares com os seus custos associados.