Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Uma bioeconomia para a Europa

Num quadro de inexorável e progressiva escassez de recursos, e de crescente acumulação nociva no ambiente dos subprodutos resultantes do seu consumo, a eficiência do uso de recursos e a valorização e tratamento de resíduos são indiscutivelmente domínios prioritários para intensificação dos esforços de investigação e desenvolvimento.

Mais do que um meio para a mera valorização de ideias inovadoras susceptíveis de serem transformadas em produtos e serviços a lançar no mercado, o esforço de investimento nestes domínios constitui um meio necessário para ajudar a responder a problemas e desafios com que a humanidade hoje se confronta.

A inovação deve constituir um elemento-chave das políticas públicas em áreas como o ambiente, a água, a energia, a agricultura, os transportes e outras.

Mas não podemos esquecer que, em muitos países, e muito especialmente nos países alvo de programas de intervenção UE-FMI, a limitação e mesmo destruição de capacidade técnica e científica que decorre das políticas ditas de austeridade comprometem irremediavelmente os investimentos neste e noutros domínios.

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu