Intervenção de Bernardino Soares na Assembleia de República, Debate e votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2010

Um Orçamento contra os trabalhadores

Na intervenção de encerramento do debate na generalidade do orçamento do estado para 2010, Bernardino Soares referiu a vontade do PS e do seu Governo em manter a mesma política, “ignorando a mensagem de exigência de mudança da política que os portugueses a todos nos transmitiram”. Bernardino soares, referindo-se às afirmações do Primeiro-ministro que explicavam a impossibilidade de acordo à esquerda pela obrigatoriedade em mudar de política que tal acordo implicaria, afirmou que a lógica das votações de hoje no plenário da Assembleia da República traduz o reconhecimento da direita e dos seus partidos na proposta hoje aprovada.

Sobre a ameaça que hoje foi conhecida, e não desmentida, de congelamento dos salários da Administração Pública até 2013, Bernardino Soares afirmou que ” se o Governo não desmentir essa notícia é porque ela é verdadeira. É a política de fazer pagar ou a crise, ou a correcção do défice, sempre aos mesmos: os trabalhadores, os reformados e a população em geral”.

Bernardino Soares terminou a sua intervenção dizendo que o aumento do descrédito do Governo e da sua política torna absolutamente necessária outra política “em que os interesses dos grandes grupos económicos e a actuação do Governo não sejam uma e a mesma coisa. De uma política de defesa dos trabalhadores e dos reformados, da economia nacional e da soberania, de uma administração pública qualificada e ao serviço de todos”.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo