Os trabalhadores da empresa Subercentro, no concelho de Ponte de Sor, encontram-se desde 2009 com os seus contratos de trabalho suspensos. Os 145 trabalhadores desta empresa (já foram cerca de 300), metade dos quais mulheres, com uma média etária de 38 anos, enfrentam neste momento uma situação de grande incerteza quanto ao seu futuro. A falta de emprego no concelho e na região é uma realidade dramática, tendo sido recentemente encerradas outras empresas, como é o caso da Delphi (com 435 trabalhadores), enquanto que outras vêem reduzindo o número de trabalhadores, como é o caso da Dinair, que reduziu os seus efectivos em cerca de 50%.
A grave crise social que se vive no concelho – tal como noutras regiões do interior de Portugal – com desemprego elevado e falta de perspectivas para a juventude, acentua a pressão para o despovoamento e desertificação do interior do país.
Em face do exposto, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
1. Que apoios comunitários foram até à data concedidos à empresa Subercentro?
2. Que apoios comunitários poderão ser canalizados para a promoção do emprego com direitos no concelho, contribuindo para a fixação, em especial, da população mais jovem e combatendo o despovoamento e a desertificação?