Em fins de Maio receberam as organizações sindicais dos trabalhadores do Grupo Orfama (empresas Orfama e French Fashions) a informação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de que o Grupo pretendia despedir 322 trabalhadores, 180 da Orfama e 142 da French Fashions.
Na base de projectos ditos de reestruturação das empresas, o Grupo pretende fazer crescer ainda mais o já assustador número de desempregados do distrito de Braga: seguramente bastante mais de 60 mil!
Recorde-se que o Grupo tem um triste desempenho empresarial nos últimos anos: encerramento das empresas Montagut e Marrantex e despedimento, em 2009, de 75 trabalhadores da Orfama, 12 da French Fashions e, recentemente, 54 da Netex.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que medidas vão tomar os Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento para travar o despedimento no Grupo Orfama?
2. Que avaliação fazem os dois Ministérios da situação económico-financeira das empresas do Grupo? Face aos processos de despedimentos e encerramentos fabris anteriormente verificados, havia algum acompanhamento pelos departamentos dos Ministérios da situação referida?
3. Que apoios e incentivos públicos (nacionais e comunitários) recebeu o Grupo, e cada uma das suas empresas, desde a sua instalação em Portugal, em 1970?
4. Que investimentos (valores e objectivos) realizou a empresa na última década para modernização dos seus processos organizativos e de fabrico?