Pergunta ao Governo N.º 1109/XII/3.ª

Técnicos do Parque Nacional Peneda-Gerês impedidos de sair das instalações por que não haver verbas para combustível

Técnicos do Parque Nacional Peneda-Gerês impedidos de sair das instalações por que não haver verbas para combustível

Chegou ao Grupo Parlamentar do PCP informação que os técnicos afetos ao Parque Nacional Peneda Gerês estão impedidos de se deslocarem e realizarem as suas atividades por que os veículos existentes no PNPG estão parados por falta de verba para compra de combustível.
Recorde-se que estamos a falar dos técnicos do único Parque Nacional do País, com um património ambiental incalculável e, como tal, com inúmeras exigências de intervenção em sua defesa.
A situação de não circulação de veículos de diferentes organismos do Estado não é nova. No ano passado, foram conhecidos problemas semelhantes nas forças policiais e na ASAE.
Para o PCP esta situação é inaceitável, e não pode ser desligada dos cortes brutais no orçamento e na transferência de verbas para os organismos e entidades públicas operadas por este Governo.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia que me preste os seguintes esclarecimentos:
1. O Governo tem conhecimento que os técnicos do PNPG estão impedidos de utilizar os carros de serviço por falta de verba para a compra de combustível?
2. Que medidas vão ser acionadas pelo Governo para dotar o PNPG de verba necessária para a compra de combustível?
3. Reconhece o Governo que esta situação interfere no normal desenvolvimento das atividades dos profissionais afetos ao PNPG?
4. Que consequências para a prossecução das atribuições adstritas aos Técnicos do PNPG, tem esta situação? Que tarefas ficam por cumprir?

  • Ambiente
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo