Pergunta ao Governo N.º 3446/XII/1

Surto de sarna no Hospital de Braga

Surto de sarna no Hospital de Braga

Há cerca de 3 semanas, provavelmente com a transferência de um doente infectado do hospital de São João para o de Braga, (o utente era residente em Braga), verificou-se um surto de sarna.
A equipa do serviço (cerca de 50 profissionais, entre enfermeiros e auxiliares de acção médica) foi, quase toda ela, contagiada pelo doente, sendo que muitos deles contagiaram também os familiares. Houve também contágio nas urgências, quer de profissionais, quer de outros doentes.
Segundo relatos de alguns profissionais as batas utilizadas não são eficazes, não impedindo o contágio. O material das batas foi alterado na depois da transferência do H. S. Marcos.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo que, através do Ministério da Saúde, me preste os seguintes esclarecimentos:
1- Conhecia o Hospital a situação clínica do doente transferido do Hospital de S. João? Se se conhecia, porque não foi feito o devido isolamento de maneira a evitar o contacto deste com outros utentes do hospital?
2- Foi utilizado pelos profissionais fardamento com material adequado a este tipo de situações. E se foi utilizado, como se justifica que cerca de 50 profissionais tenham sido contagiados?
3- Que tipo de apoio foi dado aos infectados (profissionais, doentes, familiares)?
4- Houve alguma acção inspectiva, para apuramento das responsabilidades?
5- Qual é a opinião do Gestor Público do Contrato sobre o problema verificado?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo