No quadro da jornada de luta dos trabalhadores da VW Autoeuropa, o Grupo Parlamentar do PCP tomou conhecimento dos factos denunciados pelo SITE SUL – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul/CGTP-IN.
Foi informado que a chefia da VW Autoeuropa, nas mais diversas áreas da fábrica, a mando da Administração da empresa estão a convocar os trabalhadores a prolongar o seu turno em mais duas horas como trabalho suplementar, das 15:20 as 17:20 horas com o objetivo de estes trabalhadores ficarem a substituir os trabalhadores que vão aderir à greve “2 horas no início de cada turno” que se inicia hoje.
Concretamente, é indicado que na área DORS-BOY Área das Carroçarias os trabalhadores são colocados a trabalhar mais 2 horas com o objetivo de ficar a substituir os trabalhadores que vão fazer greve durante esse período de 2 horas, mas esta substituição vai acontecer em mais áreas da fábrica. Ora, de acordo com o artigo 227.º do Código do Trabalho, estão descritas as condições de prestação de trabalho suplementar – e tal não inclui substituir trabalhadores que possam aderir ao pré-aviso de greve emitido.
Face a esta situação, o SITE SUL já solicitou a intervenção imediata e urgente da ACT na VW Autoeuropa a partir das 15.20 horas, quando se inicia a greve.
Assim, questionamos:
1- Que medidas urgentes estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o cumprimento da legalidade, face aos atropelos e ataques aos direitos por parte da hierarquia da VW Autoeuropa?