Apresenta-se o Sr. Lane McCotter, um homem de sucesso.
O seu percurso começou enquanto polícia militar no Vietname. Atingiu o posto de coronel, graduação com a qual dirigiu a prisão militar de Forth Leavenworth, no Missouri. Abandonando o exército, desempenhou funções prisionais no Novo México e no Estado do Sr. Bush Jr., o Texas.
Mudou-se depois para o Utah, onde se estabeleceu como dirigente da Management & Training Corporation, uma empresa que se dedica ao peculiar negócio da gestão privada de prisões.
Nos EUA os exaltantes talentos do Sr. McCotter têm tido problemas: presos vendidos nas prisões como escravos sexuais, sevícias de vária ordem, mortes devidas a maus tratos, contratações de médicos envolvidos em narcotráfico e outras minudências.
Há um ano, o Sr. McCotter e a sua empresa foram contratados pela Administração Bush para porem a funcionar a prisão de Abu Grhaib, em Bagdad.
Aquando da assinatura do contrato, disse o Sr. John Ashcroft, responsável da Administração Bush para a justiça: «Agora todos os iraquianos podem usufruir da liberdade na sua terra natal e ajudaremos a que esta liberdade seja permanente apoiando o estabelecimento de uma justiça criminal equitativa baseada no primado da lei e nos princípios básicos dos direitos humanos.»
Vê-se. Até há fotografias.