Declaração de Voto

Sobre os votos de Pesar apresentados por PS e CDS-PP pelo falecimento de Shimon Peres

O PCP não acompanha os votos apresentados sobre Shimon Peres.

Pelas responsabilidades políticas que assumiu, incluindo os diversos cargos que desempenhou no governo e como presidente de Israel, ao longo dos últimos 70 anos, Shimon Peres foi um dos principais responsáveis pela manutenção da ocupação ilegal da Palestina por Israel, por um brutal e criminoso sistema de opressão exercido contra o povo palestiniano, pelo efectivo desrespeito do direito do povo palestiniano a um Estado, livre, soberano e independente, com as fronteiras de 1967 e capital em Jerusalem Leste, como estabelecido em inúmeras resoluções das Nações Unidas.

O papel de Shimon Peres nos acordos de Oslo, firmados há 23 anos, independentemente do seu conteúdo, não apaga as suas pesadas responsabilidades, apoio e cumplicidade no sistemático desrespeito da aplicação desses mesmos acordos pelas autoridades israelitas, pela violenta expulsão de milhões de palestinianos das suas habitações e terras, pela instalação ilegal de colonatos israelitas nos territórios ocupados, pela imposição do desumano bloqueio e brutais agressões à população palestiniana na Faixa de Gaza, pelo vergonhoso muro de segregação, por agressões contra o Líbano e a Síria, de que Israel continua ilegalmente a ocupar as Quintas de Sheba e os Montes Golan.

O PCP não acompanha estes votos, porque está solidário com todos os israelitas e palestinianos que efectivamente defendem e lutam por uma paz justa, pela aplicação das resoluções das Nações Unidas, pelo respeito e concretização dos legítimos direitos do povo palestiniano.

Assembleia da República, 30 de setembro de 2016

• Soberania, Política Externa e Defesa