Pergunta ao Governo N.º 81/XVI/1.ª

Sobre o surto de uma bactéria multirresistente no Hospital de Penafiel

Foi tornado público, nas últimas horas, a existência de um surto de uma bactéria multirresistente no Hospital Padre Américo, em Penafiel, na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.

Segundo declarações públicas de responsáveis daquela unidade hospitalar, verificou-se “um aumento de casos desde o início do ano e este mês tivemos um surto, chegando aos 80 doentes internados colonizados pela bactéria”.

Sabemos que há problemas estruturais do serviço Nacional de Saúde que são particularmente visíveis nesta unidade hospitalar, como a falta de profissionais de saúde ou de camas de internamento suficientes para responder às necessidades da população dos concelhos abrangidos por esta ULS.

Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa, e nos termos e para os efeitos do artigo 229.º do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP solicita ao Governo, por intermédio da Ministra da Saúde, que sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1 – Conhece esta situação que se foi desenvolvendo desde o início do ano, atingindo agora esta dimensão?

2 – Que medidas foram tomadas para tentar impedir que a situação de aumento de casos verificada no início do ano não chegasse à situação agora descrita?

3 – De que forma as carências de profissionais e espaço físico existentes naquela ULS podem ter contribuído para o agravamento desta situação?