O Hospital Distrital de Santarém pediu o desvio de ambulâncias com doentes urgentes de Medicina Interna entre as 21:00 do passado domingo (5 de Fevereiro) e as 09:00 de segunda-feira (6 de Fevereiro) devido a constrangimentos neste serviço.
Os doentes que se deslocaram ao Hospital pelos seus próprios meios foram atendidos, mas foi feito o pedido ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que ocorresse o desvio de ambulâncias para outros hospitais.
As dificuldades existentes no Hospital de Santarém são cada vez maiores, nomeadamente no que toca à especialidade de Medicina Interna. O PCP recorda que o concurso de colocação de médicos no internato de Formação Especializada em Medicina Interna, no Hospital de Santarém, para o ano de 2023, ficou deserto. Realidade agravada pela saída de médicos desta especialidade do Hospital. É absolutamente necessário o reforço dos recursos humanos, nomeadamente de médicos no Hospital de Santarém.
Mas os problemas do serviço de urgência não se resumem à Medicina Interna. A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde indica que, até Março, as urgências de Ginecologia-Obstetrícia funcionaram, aos fins-de-semana, em regime de rotatividade entre Hospital de Santarém, Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes) e Centro Hospitalar do Oeste (Caldas da Rainha).
Para o PCP, é absolutamente lamentável que se afastem os cuidados de saúde dos muitos utentes que têm o Hospital de Santarém como referência, aprofundando as graves carências que têm sido sentidas.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicitam-se ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, os seguintes esclarecimentos:
1. Tem o Governo conhecimento desta situação e se sim, que medidas pensa tomar de forma a garantir o pleno funcionamento do Hospital Distrital de Santarém?
2. Tem o Governo intenção de colocar as Urgências de Ginecologia - Obstetrícia a funcionar em regime de rotatividade permanentemente no futuro?
3. Que medidas pensa o Governo tomar para colmatar as enormes carências de recursos humanos do Hospital Distrital de Santarém?