Intervenção de Carla Cruz na Assembleia de República

Sobre o Serviço Nacional de Saúde

Sr. Presidente,

Cumprimento a Sr.ª Deputada e o CDS por trazerem a debate o tema da saúde, mas, Sr.ª Deputada, começo por lhe reavivar a memória.

Recorda-se, Sr.ª Deputada, quando no ano passado, perante uma reportagem de uma televisão que mostrava exatamente doentes internados em cadeirões, nos corredores de um hospital, um Secretário de Estado dizia «estão muito bem instalados, não sei o que é que têm para dizer»? Era isto que dizia.

A Sr.ª Deputada veio dizer que não queria fazer uma política de casos. Sr.ª Deputada, aquilo que fez da tribuna foi uma política de casos e de casinhos!

Sr.ª Deputada,

Consideramos que, de facto, a situação da saúde deve preocupar, e preocupa o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português. Mas o que o PSD e o CDS querem fazer é branquear as responsabilidades da situação atual que se vive no SNS.

Nem os profissionais, nem os doentes esquecem a marca do PSD e do CDS na política de saúde durante quatro anos.

Não se esquecem de doentes que morreram porque não tiveram acesso à terapêutica mais adequada. Se não fosse o apelo de um doente na Comissão de Saúde certamente não se teria resolvido o acesso ao tratamento da hepatite.

Sr.ª Deputada,

Os doentes também não esquecem a alteração na dispensa de medicamentos para a esclerose múltipla e o VIH/SIDA. Os profissionais não esquecem o ataque cerrado que o PSD e o CDS fizeram aos seus direitos. E aquilo que incomoda o PSD e o CDS não é a falta de profissionais, é a devolução de direitos que o PSD tirou durante estes últimos anos.

Aquilo que queremos é um Serviço Nacional de Saúde reforçado.

A Sr.ª Deputada vem falar de um pacto para a saúde, mas aquilo que fizeram foi destruir e desmantelar o Serviço Nacional de Saúde.

Aquilo que nós estamos a fazer e aquilo com que os portugueses e os profissionais podem contar com o PCP é uma defesa acérrima do Serviço Nacional de Saúde e de uma luta contra o que foram as políticas do CDS e do PSD nessa área.

• Administração Pública
  • Saúde