A indústria da aviação civil está a pressionar governos e reguladores para que sejam autorizadas operações aéreas com aviões comerciais de passageiros apenas com um único piloto, já em 2025.
São ridículos os argumentos que estas pressões se devem à falta de profissionais no sector, numa medida que tem como único propósito reduzir custos operacionais e salários destes profissionais, aumentando lucros. O aumento de riscos que esta medida acarretaria é inegável e inaceitável sob
qualquer ponto de vista. A ausência de redundância para superar o inesperado tornaria a operação aérea menos segura e fiável. Tomámos conhecimento de que a EASA (Agência Europeia para a Segurança na Aviação) solicitou à ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) que iniciasse um processo para a «introdução nas operações de transporte aéreo comercial de aviões de grande porte com tripulações otimizadas/piloto único». Tal consta da Proposta que foi apresentada pela EASA, pela EUROCONTROL e por diversos Estados-Membros da UE na 41ª Assembleia da ICAO, recentemente realizada.
Assim, perguntamos à Comissão Europeia:
1. Que posição tem sobre esta matéria?
2. Que entidades ouviu para formar essa opinião?
3. Que companhias da aviação civil a operar na UE reivindicaram junto da Comissão Europeia esta medida e que compromissos assumiu a Comissão junto destes operadores?