No 2º período da presente legislatura do Parlamento Europeu, que agora se iniciou, os deputados comunistas não só mantêm como reforçam a sua participação no trabalho parlamentar.
O deputado do PCP Joaquim Miranda foi hoje reconduzido como Presidente da Comissão para o Desenvolvimento e a Cooperação do PE, no quadro da eleição que se efectua, a meio de cada legislatura, para os órgãos do PE. Esta nomeação foi proposta pelo Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (grupo parlamentar onde se integram os deputados do PCP). O deputado Joaquim Miranda, continua a ser o único português a presidir a uma comissão deste parlamento.
Joaquim Miranda é igualmente membro suplente da Comissão da Política Regional, dos Transportes e do Turismo e membro da Assembleia Parlamentar para as relações com os países ACP.
A deputada do PCP, Ilda Figueiredo, continua como membro titular da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e membro suplente da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades. Será de destacar a entrada de Ilda Figueiredo, como membro suplente para a Comissão das Pescas.
Ilda Figueiredo é ainda membro da Delegação para as relações com os países do Mashreq e do Golfo.
Os deputados do PCP reafirmam a sua vontade e empenho em continuar a contribuir, através da sua acção, para dar corpo ao programa por que se candidataram tendo como princípio fundamental a defesa dos interesses do povo e do país e, assim, dignificar a função para que foram eleitos.