Sobre o aumentodos transportes p?blicos<br />Nota das Coordenadoras do PCPpara o Sector dos Transportes

O Governo decidiu aumentar os transportes p?blicos, a partir de dia 1 de Fevereiro. Os passes sociais intermodais aumentam 2%, mas h? aumentos maiores em certo tipo de passes e bilhetes. Os bilhetes pr?-comprados da Carris e do Metro s?o aumentados 6,25%, o bilhete simples manual da Transtejo em 4,76% e o bilhete de agente ?nico do STCP em 5,88%. Estes aumentos verificam-se no seguimento de aumentos em anos anteriores que no caso do Metropolitano de Lisboa, ocorreram duas vezes em 1998. S?o aumentos contr?rios ? necess?ria e fundamental promo??o do uso dos transportes p?blicos. Integram-se na pol?tica seguida at? agora, que n?o investindo suficientemente no transporte p?blico, empurra para o uso intensivo do transporte individual, com fortes consequ?ncias econ?micas e ambientais. S?o orienta??es que est?o associadas aos graves problemas de congestionamento e ao caos da circula??o e estacionamento nos grandes centros urbanos e aos problemas de isolamento das popula??es das zonas do interior. O PCP considera inadi?vel uma aposta forte no desenvolvimento de uma rede de transportes p?blicos, com qualidade, regularidade, seguran?a e a pre?os acess?veis. Tal pol?tica passa por uma verdadeira l?gica de servi?o p?blico, que exige entre outros aspectos, o alargamento dos passes sociais e uma orienta??o relativamente aos pre?os que estimule e torne mais acess?vel o uso do transporte p?blico.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central