Pergunta ao Governo N.º 2649/XII/2

Sobre o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) é um organismo da Assembleia Distrital de Setúbal. O museu foi criado em dezembro de 1974, no processo de democratização da cultura em resultado da Revolução de Abril.
Ao longo de quase 40 anos o MAEDS contribuiu para a investigação arqueológica, para a preservação do património do distrito e para a sua divulgação. Criou o Centro de Estudos Arqueológicos, constituído por uma equipa permanente.
Neste período assumiu um papel de grande relevância no distrito de Setúbal e no País e afirmou-se como um organismo com um grande dinamismo na sua área de especialização.
O MAEDS dispõe ainda de um serviço educativo, que realiza um conjunto de atividades de divulgação do património da região e do País, sobretudo junto das crianças e jovens, sensibilizando-os para a importância de conhecer a nossa história e para a preservação do nosso património cultural.
Atualmente o MAEDS dedica-se também à arte contemporânea, apresentando um programa regular de exposições temporárias.
Possui um acervo muito valioso e representativo na vertente arqueológica, etnográfica e de arte contemporânea e dispõe de uma biblioteca especializada com cerca de 10 mil volumes.
O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português visitou recentemente o MAEDS e teve a oportunidade de testemunhar no local as atividades desenvolvidas, mas também a necessidade de ampliação das suas instalações.
Parte das atuais instalações do MAEDS são arrendadas. No entanto, há a possibilidade de adquirir o edifício onde está instalada a sede do museu, porque irá a hasta pública a 24 de setembro de 2013, pelo montante de 250 mil euros. A aquisição das instalações pelo MAEDSreveste-se de grande importância, porque permitirá o crescimento e o desenvolvimento do museu.
Atendendo ao trabalho desenvolvido pelo MAEDS para o distrito e à disponibilidade de colaboração com as entidades da Administração Central no que respeita à vertente cultural e arqueológica, entendemos que o Governo deveria encontrar uma solução que permita a aquisição do edifício onde o MAEDS está instalado.
Coloca-se a necessidade deo Governo tomar uma medida excecional , atendendo à situação excecional em que se encontra o museu.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais, solicitamos ao Governo que por intermédio do Sr. Secretário de Estado da Cultura, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Tem acompanhado o trabalho desenvolvido pelo MAEDS?
2.Está o Governo disponível para encontrar uma solução que permita ao MAEDS a aquisição das instalações para a ampliação e desenvolvimento do museu?
3.Qual a possibilidade de o Governo atribuir um apoio financeiro excecional para a aquisição do edifício, atendendo à situação excecional em que o museu se encontra?

• Cultura
  • Perguntas ao Governo