Pergunta ao Governo N.º 80/XV/2

Sobre a Instrução de Serviço da AT n.º 40087 de 2021 relativa à categoria de IUC aplicável aos veículos de transporte de mercadorias

Aquando da matriculação de um novo veículo de transporte de mercadorias este é, para efeitos de apuramento do IUC, enquadrado na categoria C do imposto enquanto não for apresentado pelo sujeito passivo do imposto o pedido de licença para a afetação do veículo ao transporte público de mercadorias, ao transporte por conta de outrem ou ao aluguer sem condutor deste veículo. Quando o veículo é destinado a estes serviços, passa a ser enquadrado na categoria D do IUC após realizado ao IMT e à AT o pedido de emissão de licença.

Após a entrada em vigor das novas tabelas do imposto, em 2022, a Autoridade Tributária passou a considerar que durante o primeiro ano, mesmo que já tenha sido emitida a referida licença pelo IMT e o veículo em causa apenas realize os transportes associados à categoria D é tributado durante o seu primeiro ano aos valores associados à categoria C. Esta situação ocorre porque a Instrução de Serviço n.º 40087 considera que o facto gerador do imposto é o ato de matriculação do veículo em lugar de ser a emissão de licença pelo IMT. Ou seja, mesmo que o veículo nunca tenha realizado um transporte que o enquadrasse na categoria C, apenas pelo facto de ser um novo veículo, é tributado durante o primeiro ano como se fossem esses os serviços a que está afeto.

Esta situação é um contrassenso e penaliza duplamente os transportadores: por um lado as suas novas viaturas são tributadas a valores desadequados ao tipo de transporte que realizam e, por outro, são criados entraves ao acesso ao «regime de gasóleo profissional».

Assim, e ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa, e nos termos e para os efeitos do artigo 229.º do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP solicita ao Governo os seguintes esclarecimentos:

1. Tem o Governo o mesmo entendimento da AT sobre esta situação?

2. Que medidas pondera o Governo adotar no sentido de corrigir esta situação?

3. Já se encontra em pleno funcionamento o sistema de troca de informações entre a AT e o IMT?