Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a evolução do PIB no 3º trimestre e sobre o Comércio Externo até Outubro

Sobre a evolução do PIB no 3º trimestre e sobre o Comércio Externo até Outubro

1. Os dados hoje divulgados da evolução das Contas Nacionais Trimestrais no 3º Trimestre de 2012, confirmam o aprofundamento da recessão, com uma queda do PIB de 3,5% em termos homólogos e uma queda de 0,9% em relação ao trimestre anterior. Dados que corrigem em baixa as estimativas rápidas divulgadas no início de Novembro.

2. Esta queda do PIB no 3º trimestre reflecte uma forte queda da Procura Interna 7,1% (com o Consumo Privado a cair 6%, o Consumo Público cair 4,7% e o Investimento 14,2%), e um forte abrandamento das Exportações.

3. Os resultados agora divulgados confirmam que a recessão se aprofundou no 3º trimestre de 2012. A desaceleração do ritmo de crescimento das exportações, conjugado com o abrandamento na queda das Importações, irá reduzir o impacto positivo da Procura Externa líquida na evolução do PIB.

4. Os dados divulgados não só desmentem as fantasiosas previsões do governo como confirmam o rumo de desastre económico e social que a política do governo e o Pacto de Agressão está a conduzir o país, um rumo a que é preciso pôr fim com a acção e luta dos trabalhadores e do povo português, que terá expressão nas manifestações convocadas pela CGTP-IN, nos próximos dia 8, no Porto, e 15, em Lisboa, respectivamente.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Central