O nosso país tem sido afectado nos últimos dias por diversas tempestades, em particular esta última, que têm causado um conjunto de consequências muito significativas.
Queria expressar o pesar pelas pessoas que faleceram, expressar a nossa solidariedade com as populações afectadas por estas intempéries e também uma palavra de solidariedade com os agentes da Proteção Civil, com os bombeiros, com os profissionais das forças de segurança, com os trabalhadores das autarquias que têm sido incansáveis nestas últimas horas, em particular para procurar trazer a normalidade.
Esta situação exige a tomada de medidas céleres que procurem restabelecer o mais rápido possível essa mesma normalidade. Há populações afectadas, serviços básicos cortados como a electricidade, as comunicações, e portanto é necessário uma intervenção a esse nível. É preciso uma intervenção também para desobstruir vias rodoviárias, infraestruturas, mas também uma intervenção rápida para fazer um levantamento das consequências seja nas habitações, seja nas actividades económicas, comerciais, agrícolas e em equipamentos públicos.
Nesse sentido o PCP dirigiu já um questionamento ao Governo para perceber que levantamento está a ser feito porque é importante que este seja feito o mais rapidamente possível para que os apoios para a recuperação dos danos e dos prejuízos para as famílias que ficaram com as suas habitações danificadas mas também para as actividades económicas prejudicadas sejam encaminhados o mais rapidamente possível.