O PCP manifesta a sua profunda solidariedade com as populações duramente atingidas pelos temporais e inundações dos últimos dias.
O PCP apela aos seus militantes nas regiões afectadas para que prossigam com a sua generosa atitude de participação na ajuda e solidariedade às populações.
O PCP pronuncia-se activamente pela rápida adopção e concretização de medidas de emergência de apoio às populações, às actividades económicas afectadas e aos respectivos trabalhadores.
O PCP chama a atenção para que, para além dos aspectos imediatos, se colocarão a seguir necessidades de reconstrução de estradas, pontes e outros equipamentos públicos que a maior parte das autarquias locais não terá recursos para suportar, pelo que importará, na base de critérios de solidariedade nacional, que o Governo para tanto mobilize apoios financeiros de carácter excepcional.
O Grupo Parlamentar do PCP no Parlamento Europeu vai propor uma iniciativa a todos os deputados portugueses no sentido da atribuição de fundos da União Europeia para fazer face às consequências desta situação de calamidade.