O processo de reestruturação da empresa Maconde, em Portugal, constituiu motivo de grande preocupação entre os trabalhadores e a população da região em que se insere, sobretudo de Vila do Conde e Póvoa do Varzim, dado o desemprego já existente, devido ao encerramento de outras empresas.
O desmembramento da empresa em duas - a MacVila e a MacTrading - conduziu a uma redução de cerca de um terço dos postos de trabalho, tendo o conjunto das duas empresas actualmente cerca de 400 trabalhadores, sobretudo mulheres.
A viabilização da empresa com recurso a fundos públicos, com o compromisso de manutenção da actividade e dos postos de trabalho, não impediu o recurso recente ao Lay-off, por falta de trabalho, nem o facto dos trabalhadores estarem neste momento com quatro meses de salários em atraso. O encerramento previsto da MacVila, a acontecer, lançará no desemprego mais 221 trabalhadores e terá consequências graves no aprofundamento da crise económica e social.
Neste contexto, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
- As empresas MacVila e MacTrading receberam apoios comunitários nos últimos anos?
- Que programas e medidas poderão ser mobilizados para defender a produção e o emprego dos trabalhadores da MacVila e da MacTrading?