Os trabalhadores da empresa de calçado Lunik sita em SantaMariada Feira estão apreensivos com a situação da mesma e com a manutenção dos seus postos de trabalho.
De facto, a Lunik que tem actualmente cerca de 150 trabalhadores, enfrenta no momento presente graves dificuldades económicas, tendo recorrido inclusive ao Plano Especial de Recuperação, o que causa naturais preocupações e incerteza quanto à sua sobrevivência.
Sabendo-se que esta unidade industrial se situa num concelho já a braços com sérios problemas sociais e altos índices de desemprego, o que se está a passar na Lunik é mais uma prova das consequências desastrosas das políticas seguidas pelos últimos governos que estão a destruir a capacidade produtiva do país e a criar crescentes dificuldades às pequenas e médias empresas como é o caso acima referido.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156 º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229 º do Regimento da Assembleia da Republica pergunto ao Ministério da Economia e Emprego o seguinte:
1. Que informação possui este Ministério acerca da empresa acima referida?
2. Que medidas vai o Ministério tomar para salvaguardar a produção na Lunik e consequentemente os respectivos postos de trabalho?
Pergunta ao Governo N.º 2679/XII/2
Situação laboral e social da empresa de calçado Lunik em Santa Maria da Feira
