A Helsar - Indústria de Calçado, S.A. é uma empresa industrial, de fabricação de calçado de luxo que contou com o apoio do QREN, no âmbito do Programa COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade. Enquadrado no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e no Polo de Competividade da Moda, este projeto envolveu um total de investimento elegível de 149 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 75 mil euros.
Esta empresa portuguesa, em S. João da Madeira, distrito de Aveiro, empregava cerca de 60 trabalhadores, até dia 9 Dezembro, data em que os trabalhadores foram confrontados com o
encerramento da unidade e início do processo de insolvência.
É uma empresa que tem viabilidade, encomendas, e que, repentinamente, coloca em situação de desemprego cerca de 60 trabalhadores.
Uma vez que empresa chegou a receber apoios comunitários, pergunto:
1 conhece a situação atual desta empresa e dos seus trabalhadores?
2 confirma que a referida empresa recebeu fundos comunitários e, em caso afirmativo, tem conhecimento da forma como esses fundos foram aplicados?
3 podem ser mobilizados fundos para a viabilização da empresa que garantam que não haja despedimentos ou condicionados a essa premissa e envolvendo os trabalhadores e suas
organizações na definição das soluções?