Pergunta ao Governo

Situação dos cuidados primários de saúde na Freguesia de Landal (Concelho de Caldas da Rainha, Distrito de Leiria)

Situação dos cuidados primários de saúde na Freguesia de Landal (Concelho de Caldas da Rainha, Distrito de Leiria)

A pretexto da diminuição da despesa pública as opções do Governo, assentes numa óptica meramente economicista, e longe de resolverem as questões essenciais revelam-se cada vez mais contrárias aos interesses das populações.
No processo conducente à reestruturação dos serviços de saúde, nem a população nem os eleitos locais foram ouvidos, e uma vez mais as escolhas do Governo afastam-se dos verdadeiros interesses das populações, e em lugar da melhoria dos serviços prestados assiste-se ao encerramento de extensões de saúde, causando prejuízo sério a todos os utentes.
Com o encerramento da Extensão de Saúde do Landal a população vê diminuídos os seus direitos, mormente o direito à saúde consagrado constitucionalmente.
A transferência de médicos e utentes para a Unidade de Saúde Familiar provocou alterações significativas na Extensão de Saúde dos Rostos / Landal, pondo em causa o seu próprio funcionamento.
Embora o período de funcionamento da Extensão de Saúde esteja previamente definida e afixada, tal informação nem sempre encontra correspondência com a realidade.
Reconhecendo-se a importância dos cuidados primários, ao nível da prevenção, e numa estreita relação com a qualidade de vida das populações, estas tem vindo a sentir que a sua prestação encontra vários obstáculos.
Coexistem com estas dificuldades, as difíceis acessibilidades, a dispersão das populações, o envelhecimento das populações e a necessidade de maior acompanhamento médico e a inexistência de meios de transportes que atenuem as referidas contrariedades.

Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Porque motivo a Extensão de Saúde dos Rostos / Landal conhece diferente período de funcionamento?

2. Que consequências tem para a população utente o novo modelo de funcionamento da Extensão de Saúde dos Rostos / Landal?
3. Perspectiva-se que volte a funcionar nos termos anteriormente estabelecidos?
4. Está prevista a contratação de um médico a título permanente, e de acordo com o número de utentes fixado na respectiva lei?
5. O novo período de funcionamento é conciliável com os objectivos dos cuidados primários de saúde?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo