Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Situação no Bahrein

A situação no Bahrein é a de uma feroz repressão contra um povo que luta pela democracia e pela liberdade e a quem queremos aqui manifestar toda a nossa solidariedade. Vieram aqui ao debate vários exemplos brutais desta repressão.

Repressão que contou com a colaboração de tropas estrangeiras, da Arábia Saudita e dos Emiratos Árabes Unidos, que invadiram o país. Um país que, é bom lembrar, alberga a maior base norte-americana no Golfo Pérsico - a Vª frota naval, considerada como uma plataforma estratégica para toda a região.

É tempo que acabar com esta concepção instrumental dos direitos humanos, que os atrela e submete aos interesses geopolíticos e geoestratégicos das potências imperialistas.

É tempo de acabar com esta profunda hipocrisia, que é agitar a questão dos direitos humanos para cometer ingerências e levar a cabo agressões contra países e povos soberanos, para saquear os seus recursos, e calar ou falar baixinho perante a repressão exercida por regimes amigos, numa chocante atitude de complacência e mesmo de cumplicidade para com estes regimes.

• União Europeia
  • Intervenções