Pergunta Escrita ao Conselho de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Situação nas Honduras

Sabendo-se que, apesar da repressão nas Honduras continuar, com perseguição e morte de jornalistas e outras pessoas que se opõem ao regime resultante do golpe de estado, segundo a oposição têm-se registado manifestações públicas, que envolveram centenas de milhares de pessoas, exigindo o cumprimento dos princípios democráticos, o regresso do Presidente Zelaya e o retorno à legalidade democrática. Por tudo isto, não se entende a pressa da Comissão Europeia em retomar a negociação do Acordo de Associação com o actual Governo das Honduras que resultou de eleições não democráticas.

Assim, pergunto ao Conselho o seguinte:

1.O que pensa desta posição da Comissão Europeia de prosseguir as negociações com as Honduras, ignorando o golpe de Estado do ano passado e a situação de repressão que ali continua com o governo de Porfírio Lobo?

2.O que pensa quanto ao regime actual e à repressão que continua contra os opositores, jornalistas e a população?

• União Europeia
  • Perguntas