Pergunta ao Governo

Situação dos cuidados primários de saúde na Freguesia do Pó (Concelho do Bombarral, Distrito de Leiria)

No quadro da intervenção que desenvolvemos junto das populações do Distrito de Leiria e da Região Oeste, realizámos esta semana uma jornada de encontros e visitas sobre a temática do acesso das populações à saúde e nomeadamente dos cuidados primários de saúde. Promovemos nesse âmbito um encontro com a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral, que nos transmitiu as suas preocupações e com quem actualizámos o ponto de situação sobre esta matéria.
Um dos assuntos abordados neste encontro foi a Extensão de Saúde do Pó, Freguesia que é a mais distante da Sede de Concelho, onde haverá certamente mais de um milhar de pessoas, muitas delas com idade avançada e grandes dificuldades e que se confrontam com a falta de cuidados médicos.
Esta extensão abriu a 30/10/1993 e em Maio de 2008 deixou de ter serviço médico. Actualmente apenas existe serviço de enfermagem, duas vezes por semana. A reposição do serviço médico é pois uma reivindicação dos utentes e das populações, com toda a legitimidade e justiça. Para além de estarmos perante uma região com enormes dificuldades no tocante aos transportes públicos, a carência na acessibilidade dos cuidados primários de saúde é também uma realidade que exige medidas concretas da parte do Governo na mobilização de profissionais que assegurem nomeadamente os cuidados médicos a esta população.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Ministério da Saúde o seguinte:

• Que medidas estão a ser (e serão tomadas) para assegurar a resposta necessária ao nível da prestação de cuidados médicos à população da Freguesia do Pó, garantindo assim o pleno funcionamento da Extensão de Saúde que aí funciona?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo