O Centro de Saúde de Sobral de Monte Agraço tem vindo a enfrentar ao longo dos anos carências quer ao nível das instalações quer ao nível dos profissionais.
Prometida desde há muito, a construção do novo edifício desta unidade de saúde, que ponha fim aos graves problemas que as actuais instalações colocam, tem sido continuamente adiada com várias justificações. Neste momento o Ministério da Saúde confirma estarem reunidas as condições para a realização desta obra, sem que haja garantias quanto ao seu desenvolvimento.
Quanto aos profissionais, a prestação de cuidados de saúde naquela unidade tem sido sistematicamente afectada pela carência de profissionais. O funcionamento da unidade foi inclusivamente ameaçado devido à política do Ministério da Saúde de permitir a deslocação de médicos para USF’s a criar, sem cuidar de garantir a continuidade dos cuidados das unidades donde saem. Neste momento continua a ser premente a colocação de mais médicos nesta unidade de saúde.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Exa., à Senhora Ministra da Saúde, resposta às seguintes perguntas:
- Para quando a construção de novas instalações para o Centro de Saúde de Sobral de Monte Agraço?
- Que medidas vai o Governo tomar para reforçar o número de médicos naquela unidade?