Na cidade do Porto, aquela que é habitualmente designada por Esquadra de Turismo da PSP, localizada na Rua Clube dos Fenianos, paredes meias com o edifício sede do Município, não possui verdadeiros vestiários para que os agentes da PSOP se possam uniformizar.
Os profissionais da PSP estão a utilizar uma solução anunciada como precária e transitória, isto é um anexo à garagem. Só que esta solução já parece mais definitiva que precária e transitória, e até a privacidade de circulação de pessoas terceiras que tinha sido inicialmente garantida está – ao que nos garantiram – prejudicada e desrespeitada.
Parece inquestionável que a PSP e o MAI já tiveram mais que tempo em encontrar uma solução digna e adequada à finalidade referida.
Existe, de acordo com informações prestadas ao Grupo Parlamentar do PCP pelo Senhor Ministro, disponibilidade financeira suficiente para faze face a “intervenções de caráter urgente que venham a ser identificadas durante o ano (de 2013)” (resposta do MAI, de 6 de Fevereiro de 2013, à Pergunta 480/XII(2.ª)).
Ora, a situação descrita insere-se seguramente nesse contexto e pressupõe um investimento certamente pouco relevante. Será contudo um investimento de grande valor qualitativo já que permite aos agentes da PSP o desempenho em condições adequadas de dignidade da sua profissão.
Por isso, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicita-se ao Governo que, por intermédio do Ministério da Administração Interna, responda às seguintes questões:
1. Tem o Governo identificada a situação descrita?
2. Considera o Governo adequado que a situação descrita se prolongue indefinidamente comuma solução precária e não dignificante para os profissionais da PSP?
3.Quando é que o Governo tenciona encontrar uma solução definitiva, intervindo no local de forma a determinar uma solução adequada para que os agentes da PSP se possam uniformizar?
4.É ou não possível fazer esta intervenção de imediato com os meios financeiros atrás referenciados?
Pergunta ao Governo N.º 1974/XII/2
Situação da Esquadra de Turismo (PSP, Porto)
