Este relatório visa avaliar quer a prestação do número de emergência europeu 112, quer os desenvolvimentos em relação ao acesso universal à banda larga.
A relatora apoia os objectivos da "banda larga para todos" da Agenda Digital, considerando que o acesso universal à banda larga irá melhorar a inclusão social, criar novas oportunidades para as empresas e fomentar o emprego, tal como apoia o número de emergência e o serviço universal..
Consideramos importante o serviço universal, como o número de emergência europeu 112. No entanto, para que este seja mais eficiente, é necessária uma maior divulgação e aumento da sua qualidade, o que pressupõe medidas especiais já que apenas 26% da população tem conhecimento deste número de emergência.
Por outro lado, como referimos no debate em plenário, é preciso que tudo isto não sirva também para aumentar a exclusão social, já que há cerca de 100 milhões de pessoas em risco de pobreza, com dificuldades de acesso às novas tecnologias.
É necessário ter em conta medidas e acções concretas que permitam o acesso de todos, em igualdade de circunstância, ao número de emergência, à banda larga e à generalidade das novas tecnologias de informação.