Intervenção

Semana Europeia da Mobilidade - Intervenção de José Soeiro na AR

Comemoração da Semana Europeia da Mobilidade

 

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Francisco Madeira Lopes,

Ouvi atentamente a sua intervenção e gostaria de colocar-lhe uma ou duas questões práticas e objectivas.

A primeira diz respeito à mobilidade nos centros urbanos, que, no discurso, é uma preocupação permanente do Governo. Refiro-me ao discurso da melhoria da mobilidade, da comodidade, da segurança, dos impactos ambientais, de todas as melhorias anunciadas. Só que, como o Sr. Deputado disse, são cada vez menos as pessoas que recorrem aos transportes públicos.

Naturalmente, isto suscita-nos esta questão: qual será a razão, que mistério haverá aqui que leva a que as portuguesas e os portugueses recorram cada vez mais ao transporte individual e não procurem no transporte público a solução para a sua mobilidade? E pergunto se isso terá alguma coisa a ver com aquilo que permanentemente vamos conhecendo, no dia-a-dia, dos aumentos dos transportes públicos, da diminuição de carreiras e da sua frequência e, naturalmente, dos novos espaços urbanos que, em muitos casos, não têm sequer acesso a estes transportes.

No que diz respeito às regiões do interior, que também são uma preocupação permanente para garantir a coesão do território, a proximidade e o desenvolvimento, ouvimos constantemente falar na melhoria dos transportes - e fala-se, sobretudo, na melhoria dos transportes ferroviários. Mas, como o Sr. Deputado também referiu, parece que o que vamos tendo cada vez mais no interior é a degradação do transporte ferroviário e muitas vezes sem qualquer alternativa sequer no rodoviário, porque a lógica das empresas transportadoras é a de obter o máximo lucro com o menor custo e, se há menos passageiros, a tendência é para reduzir as carreiras, como, aliás, se vai verificando um pouco por todo o interior.

Daí, gostaria que, também sobre esta matéria, o Sr. Deputado nos desse a sua visão deste problema e nos dissesse se considera que a actual política do Governo para os transportes nas regiões do interior corresponde ao discurso político que vamos repetidamente ouvindo nesta Casa.

 

 

 

 

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República
  • Intervenções